Pular para o conteúdo principal

Alunos Que Leem.

Ler é bom demais! A gente aprende a ler a vida e a recriá-la."A leitura amplia e integra os conhecimentos. Quem lê, constrói sua própria ciência; quem não lê, memoriza elementos de um todo que não se atingiu."(RUIZ, J. A. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos)
     Os alunos do Colégio Maxi lêem! A prática da leitura, incentivada a partir do Maternal, com a professora contando histórias, se estende por todas as séries da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Médio. Como explicar que um único aluno, Saleh El Kadre, de 10 anos, leia mais de 40 livros por ano, o equivalente a um exemplar a cada 9 dias? 
     Crianças que possuem o hábito da leitura, incentivado durante toda a vida estudantil, desenvolvem o senso crítico e mantêm o rendimento escolar em nível elevado. Permitir que uma criança sonhe com uma aventura pela selva ou imagine uma incrível viagem espacial é um dos benefícios da leitura, que ampliam o conhecimento, desenvolvem a criatividade e despertam para o mundo das palavras. Com a leitura a criança constrói aquilo de que gosta e de que precisa e o que sonha.Os adultos também ganham. A leitura é uma das práticas mais saudáveis ao cérebro; um dos melhores exercícios para mantê-lo jovem. A neurociência atesta que o órgão, mesmo envelhecido, tem imensa capacidade de desenvolver novas conexões. A atividade da leitura é considerada como uma "aeróbica" dos neurônios, pois exige esforço da mente e demanda recursos técnicos e cognitivos.
     Quem lê com freqüência produz textos mais eficazes, o que representa uma vantagem competitiva para o mercado de trabalho. A escrita é uma forma de interação com a literatura com a qual o indivíduo teve contato durante toda a vida e o texto de sua própria produção. Ler não é apenas decodificar um amontoado de códigos, mas um processo em que se desenvolve o poder de interpretação, de compreensão e de discernimento
     A leitura aprimora a capacidade de intertextualização e a maneira de se expressar na sociedade, conserva ativa a memória, faz aflorar a criatividade, facilita a produção de textos e desenvolve o senso crítico.Projetos de Leitura Segundo a professora do Colégio Maxi, Valéria de Sá, idealizadora da "Mala Mágica", um projeto de incentivo à leitura aplicado aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, contar uma história é um momento mágico: "Não há criança que não se encante com um conto bem contado. Ela é capaz de ficar quieta e atenta, por alguns minutos, não por disciplina, mas por encantamento
     Com criatividade, dinâmicas e uma dose de arte cênica, o contador de história envolve a criança e proporciona momentos de grande prazer", explica Valéria.Valéria Sá é responsável por acompanhar os trabalhos e projetos de leitura, desenvolvidos em sala de aula: "As iniciativas são bem-sucedidas e têm despertado nos alunos o interesse pelos livros. A Mala Mágica chega sempre carregada de muita vontade, de um bom livro e de algo que possa representar a história a ser transmitida. Com entonação de voz diferenciada, criatividade, fantoches e fantasias, os personagens deixam as páginas dos livros e ganham vida. Durante todo o conto, o livro é mantido por perto, para mostrar a versão original do texto e não passar a idéia de que a leitura é só uma brincadeira. Na seqüência, a professora da sala propõe que o educando faça um objeto ou um personagem relacionado ao conto, utilizando sucata, dobradura ou colagem".
     No projeto a Hora do Conto, uma contadora de história, devidamente caracterizada, conta e encena a história aos alunos, incentivando a retirada de livros na biblioteca para serem levados para casa e lidos na companhia dos pais. Os alunos de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, após a leitura, fazem um resumo com o nome do livro, o autor, a editora e um breve comentário da história. Esse resumo é trocado por uma folhinha verde com o nome do livro e da criança e colocada na Árvore da Leitura. Ao final de cada bimestre é feita a contagem por sala, e as três crianças que mais leram livros ganham o Prêmio Maxi Leitor.
     A Hora do Conto também deu início ao Projeto Conto de Fadas, desenvolvido pelos alunos da 3ª série, e ao Projeto Poesias, em que as crianças da 4ª série trabalham as rimas e diversos gêneros de poesias. Ambos são realizados de forma interdisciplinar, envolvendo outros professores e conteúdos.Para a Coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, Rejane Christine de Barros Palma, todo esforço é gratificante e necessário para incentivar a leitura: "Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com os alunos. Ler não é decodificar palavras, mas fazê-las ter sentido e significado. É preciso compreender, interpretar e relacionar. A função da escola é ampliar o repertório do aluno, propiciando maior diversidade de gêneros textuais. Ao professor cabe realizar intervenções, auxiliando na formação do gosto literário. Deve-se começar com aquilo de que aluno gosta para, a partir disso, propor outras leituras", conclui Rejane.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.