Pular para o conteúdo principal

VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco - 2009

Programação  de sábado  dia 3 de outubro

PROGRAMAÇÃO AUDITÓRIO CARLOS PENA FILHO


Das 10:00 às 12:00h - Carlos Ferraz – “O amor em Chico Buarque”.
Das 13:00 às 14:30h - Curso: “Como elaborar Projetos Culturais para Literatura: orientações e dicas” – Osmar Barbalho.
Das 15:00 às 16:00h - Luciana Azevedo, Maurício Rands e Renato L – “Gestão da economia da cultura”.
Das 16:30 às 17:30h - Geneton Moraes Neto – Passando essa História a limpo.
Das 18:00 às 19:00h - Pedro Juan Gutiérrez (Cuba): “O Ofício de escritor e um Açoite”. Apresentação: Fernando Dourado.
Das 19:30 às 21:30h - Alberto Fuguet (Chile) e Marçal Aquino (SP) – “Cinema e Literatura”. Exibição do filme: “Duas Horas”, de Fuguet.

PROGRAMAÇÃO CAFÉ CULTURAL

Das 10:00 às 12:00h -Mini-Cursos: FAFIRE
Das 13:30 às 15:00h - Café Cultural: “Mário Quintana e a Literatura Gaúcha de Hoje”. Luís Augusto Fischer (RS) e Daniel Galera (RS).
Das 15:30 às 17:30h - Café Cultural: “Ficção e Poesia em Pernambuco”.
Das 18:00 às 19:30h - Maria Alice Amorim, José Honório (Unicordel) e Astier Basílio (PB) – “Nova Poesia Nordestina (Cordéis e Internet)”.
Das 20:30 às 21:30h - Recital Linguaraz – Pedro Américo de Farias.


PROGRAMAÇÃO PALCO DAS IDÉIAS

Das 10:00 às 12:00h - Oficina: Como publicar um livro na Internet? – Ana Paula Maia (SP)
Das 14:00 às 15:00h - Lourival Holanda – “Letras e Liberdade: o Pensamento Francês em Pernambuco”.
Das 15:30 às 17:30h - Roberto Machado (RJ) – “Gilles Deleuze e a Literatura”.
Das 18:00 às 19:30h - Exibição de vídeo e debate: Gilbertianas Brasileiras, de Geneton Moraes Neto (RJ). Jomard Muniz de Britto e Fernando Mota Lima.
Das 20:00 às 21:30h - Sarau Filosófico do Bloco do Nada – Gerson Flávio, Abel Menezes, Amparo Caridade e Heitor Scalambrini Costa.

ESPAÇO PEDAGÓGICO

10h30 - Mamulengo Cantofala - Contação de História com Weracy
11h - Escola Novo Pina - Dança
14h15 - Movimento Cultural Fazendo Arte - Dança
14h30 - Mamulengo Cantofala - Contação de História com Weracy
15h - Editora Calibán - Escritora Izabela Domingues - “A Menina Marca- Texto”
15h30 - Mamulengo Cantofala - Contação de História com Weracy
16h - Editora Comunigraf - Contação de História – Livro 6 de Março

PLATAFORMA DE LANÇAMENTOS

Das 12h às 13h - Mesa de Bar, de Stephem Beltrão
Das 14h às 15h - Noções Elementares da Pesquisa Científica, Miguel Leonardo Lima Filho
Das 15h às 18h - Editora Novo Estilo, Lançamento Coletivo
Das 18h às 19h - O Livro Amarelo, de Fernando Farias
Das 19h às 20h - Rodopiano, de Dulcinea Santos, Carlos Eduardo Carvalheira, Dirce Valença, Lourdes Rodrigues, Maria Adelaide e Maria Teodora de Barros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.