Pular para o conteúdo principal

Quem é Yoani Sánchez?

Filóloga cubana de 34 anos uma das pessoas mais influentes do mundo, segundo  revista Time, é na atualidade uma das blogueiras mais acessadas. A autora do livro "De Cuba Com Carinho, mostrado  e  recomendado neste blog em postagens anteriores,  desde maio não precisa mais entrar disfarçada nos hotéis a que ia em busca de acesso à internet, luxo distante da realidade local. Yoani Sánchez escreve em um laptop ( premio  ganho como  dona do melhor blog), salva os textos e os envia por e-mail para amigos no exterior. O blog é atualizado por eles.Voluntários  simpatizantes da liberdade de expressão mantem  versões traduzidas de seu blog,em português e outras línguas.
Yoani nunca teve permissão para sair do país para receber pessoalmente os prêmios que lhe foram  concedidos. Nem pode vir ao Brasil para o lançamento  do livro De Cuba Com Carinho, lançado  pela Contexto em outubro.

AGRESSÃO ( do estadão)
O reconhecimento conquistado por seu trabalho, que, apesar do grande número de apoiadores também recebe críticas, como do ex-presidente Fidel Castro, não lhe garante uma vida muito melhor em Cuba.
No último dia 6, Yoani conta que foi abordada e agredida por dois agentes cubanos, quando ia, com outros blogueiros, para uma pequena marcha contra a violência em Havana. Teve ferimentos na lombar e passou alguns dias andando de muletas.
Aos críticos afirma que “a televisão, o rádio e os jornais oficiais já fazem o trabalho de falar bem de Cuba. Não teria motivo, portanto, de fazer o mesmo”. E pondera: “Preciso mostrar o outro lado, mas não sou dona da verdade”.
A verdade que os textos de Yoani revela é a de um país em frangalhos (“um capitalismo de Estado”, resume), de um governo ineficiente e das consequências do embargo norte-americano. Suas crônicas mostram, entre muitas outras coisas, que em oposição a tudo que é proibido no país há um forte mercado negro, que ao contrário do costumeiramente repetido a educação e a saúde não vão mais tão bem por lá.
Há um componente fortemente político nos prêmios que recebe, não há dúvida. Isso, no entanto, não tira a relevância da sua manifestação. Yoani vive de trabalhos como guia turística, tradutora e professora de espanhol para estrangeiros.E afirma: “Não me considero opositora, nem tanto dissidente. A história que vivo todos os dias é que nega o discurso oficial”. Yoani não sabe o que deve vir depois da era iniciada há 50 anos com a Revolução Cubana. “Sei, no entanto, que as coisas não podem continuar como estão”.

Trechos do livro:

“Para evitar endeusamentos e futuras crucificações, deixo claro em uma das páginas que o meu blog é um exercício pessoal de covardia: dizer na rede tudo aquilo que não me atrevo a expressar na vida real”.


“Meus textos são passionais e subjetivos, cometo o sacrilégio de usar a primeira pessoa do singular e meus leitores sabem que só falo daquilo que vivi”.


“meus textos fazem o que eu não poderia: mover-se e expressar-se livremente”.


De Cuba, Com Carinho (trad. de Benivaldo Araújo e Carlos Donato Petroni Jr.,

Este livro está disponível na Amazon, também no formato digital. Clique aqui para comprar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.