quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Capa de livro

Eu compro livro  pela capa?  não lembro de ter comprado porém, também  não garanto que  não  tenha feito. Compro pelo  assunto, título, autor, indicação... e tenho certeza de já ter me encantado com  algumas capas, talvez tenha comprado por elas, não  duvido.
Não gosto da padronização que algumas editoras fazem. Fernando Sabino e José Saramago têm suas capas padronizadas e eu não  gosto. Desconheço a razão das editoras fazerem isso e desconfio que, assim como eu, muita gente gosta de ver capas diferentes para um mesmo  autor.  A Ed.Cosac Naify faz umas capas caprichadíssimas. Pena não ter nenhum aqui  comigo para fotografar. Quem for mais atento, sabe pelo esmero da capa qual é a  editora.  A embalagem de qualquer produto serve também para despertar interesse pela compra. Como veículo de propaganda pode perfeitamente ajudar a alavancar as vendas. Mas, como qualquer sabão  em pó, pode também acelerar o  fracasso de um  autor. Belíssima capa envolvendo conteúdo ruim é uma dupla que não  combina. Toda editora sabe disso. Umas fazem capas cada vez mais caprichadas.

Se você conhece uma bela capa de livro ou se já comprou algum  exemplar por causa dela, conte aqui ou indique a capa.
Vou começar e aguardar sua sugestão.


Mário Lago, boemia e política -Mônica Velloso
Ed.fundação Getúlio Vargas
Mário Lago boemia e política -Mônica Velloso
Capa de:Sérgio Filgueiras