Pular para o conteúdo principal

Editora Record retira-se do Prêmio Jabuti

A Editora Record, enviou dia 11, quinta feira passada, carta à Rosely Boschini e José Luiz Goldfarb, diretora da CBL e curador do Prêmio Jabuti respectivamente, informando,  que no próximo ano não mais inscreverá seus livros para a premiação.
A esse respeito, o Sr. Sérgio Machado, diretor-presidente da Record, e Luciana Villas Boas, diretora  editoril do grupo, concederam entrevista  ao caderno Ilustríssima da Folha de São Paulo:

Folha - Por que o Grupo Record não vai mais inscrever seus livros no Jabuti?

Sérgio Machado - O primeiro ponto é o fato de que é um prêmio da categoria, do setor. A segunda coisa que está mencionada na carta é que esse setor, por várias razões que não são difíceis de imaginar, deveria ter o compromisso com a meritocracia, porque se a gente acredita na meritocracia, implicitamente está acreditando no livro.
O meu protesto não é contra quem ganhou, é contra o processo, contra o conceito, a concepção do prêmio. Nesse prêmio o livro é inscrito pelas editoras, que pagam por inscrição. Quando eu inscrevo e pago, estou aceitando as regras. E se eu não estou feliz com as regras, o que é que eu posso fazer? Não inscrever. É só isso que eu fiz. Eu não estou indo lá para reclamar.
Até acho que o Chico Buarque devia ganhar o prêmio Nobel, porque ele já ganhou três prêmios Jabuti, "é o cara", "nunca antes nesse país uma pessoa"... O que ele escreveu já ganhou o Jabuti. Não escapou um.


Folha:A que você atribui a premiação de "Leite Derramado"
Sérgio:A concepção do prêmio favorece essa característica de celebridade. Se eu amanhã publicar um livro infantil da Xuxa, é capaz que eu ganhe o infantojuvenil. Esse prêmio, do jeito que está sendo disputado, poderia ser feito na plateia do Faustão. Ou do Silvio Santos. Porque não tem absolutamente nenhum critério.


Folha: Não é possível interferir no regulamento dentro da CBL?
Sérgio:Não, não é. E nem estou disposto, porque eu já fiz assim, verbalmente, há uma comissão. Esse assunto não é novo. Eles sabem, eles têm noção que é uma característica desse prêmio.

Quer dizer, no momento que ele tem essa segunda etapa, na qual você reúne os três primeiros lugares, eles vão para um voto entre os associados, um voto que não é atribuído ao mérito, porque nenhum dos associados terá lido aqueles livros. Se algum leu, foi o seu, e acaba sendo um concurso de beleza, passa a ser um voto de simpatia.
Luciana - E não tem muita transparência na contagem dos votos. Essa metodologia retira um das grandes fundamentos de qualquer prêmio, que é orientar [o leitor]. Se você for votar no óbvio, não precisa do prêmio.


Folha:Soa como um "tapetão" pra você?
Sérgio:Não. Soa uma coisa mal pensada. Você tem que ser orientado. Tem que haver uma lista. Agora essa lista chega e diz assim: o melhor é esse, o segundo é esse, o terceiro é esse. Se essa lista não ranqueasse, se fosse um "short list" [lista de finalistas] como o do Booker Prize, como são os outros, não haveria esse mico do segundo ganhar [o prêmio de "livro do ano"], o terceiro ganhar, o que é uma coisa esquisita.


Você espera de uma associação de editores uma coisa bem editada, uma coisa bem pensada. É mais ou menos você fazer na sua livraria, arrumar os seus livros, mas o melhor é aquele que está aqui embaixo da prateleira? Não faz sentido.


Eu não tenho nada a dizer, eu não participo da diretoria, a única coisa que eu tenho é o seguinte: devo me inscrever ou não? E cheguei à conclusão de que está me dando muito trabalho explicar regras com que eu não concordo para as pessoas. E custa caro, porque afinal de contas a gente está pagando.
Folha:Mas como o senhor pretende explicar para os autores que publicou em 2010 que não vai inscrevê-los no Jabuti 2011?
Sérgio:Primeiro, conto com a compreensão deles. Vou explicar que a inscrição é onerosa, que o autor pode inscrever sua obra livremente. Aquele que quiser fizer achar está livre para fazer.


Folha:Ele pode ser prejudicado porque está numa editora que rompeu com prêmio?


Luciana - Pode ser até beneficiado, porque ele está indo contra a norma da editora.
Sérgio - Pode ser que ele seja valorizado por isso. Poderiam mandar ele até para o terceiro lugar e ele ganhar [o prêmio de livro do ano], o que seria mais bacana ainda. (Risos.)
Folha:Este ano vocês publicaram dois autores favoritíssimos ao Jabuti ou a qualquer outro prêmio brasileiro, que são o Ferreira Gullar e a Adélia Prado, para ficar nos consagrados.
Sérgio:Tem mais, tem mais. Lya Luft e Tezza.
Luciana - A Lya não quer ser inscrita de maneira alguma.
Folha:Por quê?
Luciana - Ela não acredita. Ela não acredita que não seja prejudicada.
Folha:Existe uma intenção de reafirmar um consenso nacional em torno do Chico Buarque?
Sérgio:Acho que isso é uma obviedade. Não acho que houve por parte da CBL, mas de certa forma acaba sendo, quer dizer, fica combinado assim, quando o Chico Buarque tiver um livro, ele já ganhou.
Luciana - Eu acho isso um sintoma da nossa pobreza cultural, da nossa caipirice. No Canadá existe uma situação muito parecida, mas não acontece nada disso.
Você tem o Leonard Cohen, que é o grande "lyricist" [letrista], o grande poeta de música, o grande músico nacional, que tem quatro ou cinco romances, vários livros de contos, ele nunca teve que ganhar prêmio no Canadá, apesar de ser um ídolo nacional.
Sérgio - É o exemplo, na minha opinião daquela unanimidade burra, como dizia o Nelson Rodrigues. Porque realmente não tem reflexão, foi pelo que Chico de fato representa, é uma coisa que é assumida como uma unanimidade.


Folha:Vocês ficaram com raiva?
Sérgio:Uma das coisas que mais movimentam o humano é a sensação de injustiça. É uma das coisas que você fica capaz até de... é impressionante.
Luciana - A raiva foi crescendo aos poucos. A raiva do Edney aumentou ao longo do dia e foi transmitida para mim. No dia seguinte, ele me disse: Luciana, estou me sentindo como o Paulo, o filho do dono do armazém que foi prejudicado pelo filho do oligarca da cidade, que ganhou na porrada, na rasteira [trama de "Se Eu Fechasse os Olhos Agora", livro de Edney].

Folha:Edney foi roubado?
Sérgio:Roubado, garfado. É uma coisa desagradável, porque a sua defesa pode ser sempre: ah, está com dor de cotovelo... mau perdedor... Mas nós entendemos que o autor é a razão de ser da editora.
Folha:O Jabuti fez a diferença para o Cristóvão?
Luciana - Acho que não. O Jabuti sozinho não faz diferença nenhuma. O que fez a diferença para o Cristóvão foi a consagração em todos os planos.


Folha: E se a CBL propuser um novo regulamento?
Sérgio:Claro, vamos estudar, vamos ver, vamos experimentar, claro. A ideia é essa.

Comentários

  1. Gostei da sua publicação engrossando o discurso de Sérgio Machado, Regina. Muito consciente a ação dele.
    Fico indignada com essa "aura" que colocaram em Chico Buarque. Acho-o um arremedo...

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Rosa.Não só com Chico Buarque com qualquer um em qualquer área. O problema é mitificar. Criar "caras" é sempre perigoso. Dá a impressão de que somos uma legião de seguidores, quando precisamos de pensadores.
    Obrigada pela visita. Não gostaria de dizer qual o melhor livro que leu esse ano?

    abraço.

    ResponderExcluir
  3. Sim, Regina! Disse sobre a aura que enfeita a cabeça do Chico porque ele levou o Jabuti por esse motivo.
    Na verdade, é isso mesmo que vc diz sobre a questão dos seguidores. Ainda ontem comentei uma notícia que uma amiga postou na página dela sobre o fato de grande parte dos brasileiros comparecer às salas de cinema para ver... "Tropa de Elite", outro "condutor da massa" .
    E disse, no meu comentário, que é uma pena esse público nem vislumbrar a possibilidade de ver "O Baile Perfumado", "1,99 - Um Supermercado de palavras"; "Cronicamente Inviável"...

    Sobre o melhor livro desse ano, falo aqui mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto é de não ver patrulhamento. Leite Derramado pode não ser bom; Tropa de elite é tecnicamente muito bem feito. Não é o gênero que me faça gasta com ele, mas tem mérito; O filho do Brasil, apesar do bom diretor tem cenas que parecem dirigidas por mim.... Vejo hoje muita, muuuita repetição dos anos 60, Argh deixa pra lá.
    sim. Pode dizer seu livro do ano aqui mesmo. Será que eu tb gostei? suspense, suspense.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.