segunda-feira, 4 de abril de 2011

Vovô francês: não basta indignar-se tem de...

Stéphane Hessel, o escritor e diplomata francês, de noventa e três anos, que escreveu o maior best seller do ano 2010 - Indignai-Vos! - lançou uma continuação desse seu manifesto-exortação. Falo de: Engagez-vous (ainda sem edição no Brasil). Trata-se de um diálogo de gerações entre Hessel e Gilles Vanderpooten, de 25 anos.



Nos mesmos moldes do anterior, Empenhai-vos(Engagez-vous) é simples e pequeno. Os autores mostram preocupações e sensibilidades distintas para as mesmas questões dos direitos do homem,defesa de sem-papeis, desigualdades, ecologia. Nas palavras de Stéphane Hessel:"O que nos propúnhamos fazer, durante a Resistência, não se pode aplicar hoje. Mas os valores são os mesmos. Os valores da República e da Democracia. Penso que hoje se podem julgar os sucessivos Governos, que temos conhecido, à luz desses valores."
O lançamento de um segundo livro faz todo um sentido. depois de indignar-se cada um dos leitores deve empenhar-se. Tomar para si a defesa/tentativa/resolução dos fatos que lhe indignaram. A participação do jovem Gilles Vanderpooten (25 anos) é uma clara demonstração de que apesar de nonagenário Stéphane não se fechou em teorias, visões de sua época de resistente. Olhando no sentido contrário, é bom ver uma pessoa tão jovem ter interesse em efetivamente participar e fazer isso pelo começo: respeito. Gilles respeitou a pessoa de Hessel a ponto de ouvi-lo. ambos se presentearam com dialogo rico e presentaram o público leitor com empenhos tão diferentes.


Leia também:Vovô francês indignado
http://livroerrante.blogspot.com/2011/04/ao-lado-um-vovo-frances-de-93-anos-como.html