Pular para o conteúdo principal

A Criança e o Adolescente Brasileiros Estão Lendo Mais.


     Segundo informa a Câmara Brasileira do Livro, as vendas de livro infanto-juvenis cresceram 9,6% em relação ao ano anterior. Ednilson Xavier, presidente da Associação Nacional de Livrarias informou que crianças e adolescentes são responsáveis por 15% do faturamento das lojas .Estas informações foram dadas ontem, dia 08.06 durante o 2º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil, realizado dentro do 13ª Salão Nacional do Livro Infantil e Juvenil, no Rio de Janeiro.

     A Câmara Brasileira do Livro diz ,ainda, que aproximadamente 2,5 mil livros do total de 12.000 novos títulos lançados em 2010, foram de literatura para crianças e adolescentes. O que ratifica o que diz a diretora da fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Ísis Valéria Gomes, para quem a maior produção é resultado do maior interesse desse público.
     Outro dado que deixa este blog feliz é o de que é das crianças e adolescentes a liderança no ranking de crescimento de leitura.
      Recebi de minha filha a matéria de jornal, de onde estou dando essas informações. Ela é uma das que sabe o quanto valorizo a leitura, o quanto insisto em dizer que não adiante incentivar leitura entre adultos porque o adulto não lê se não foi criança leitora.
Frequentemente me declaro desesperaçada com relação à possibilidade de ver boas práticas sociais e me baseio no fato de ver no dia a dia uma quantidade absurda de jovens e adultos analfabetos funcionais. Sim. dentro da sala de aula de universidade pública, um número grande de aprovados em vestibular que não consegue se expressar falando e menos ainda escrevendo.
     E o que esperar de cidadania de quem lê mal, escreve pior, não entende o que lê e nem se faz compreendido quando escreve?
      Notícia como esta,  publicada aqui pelo Diário de Pernambuco, é um alívio! Me faz crer que a geração de meus netos conseguirá se impor pela qualidade e não pela grosseria e falta de educação. 
     A população que hoje reina  vazia de conteúdo nas salas de aula, nos cinemas, bares, restaurantes e vias públicas talvez seja a última mostra da falta que faz um livro. Os próximos jovens, bons leitores atuais,serão menos violentos, sofrerão menos violentos, serão melhores estudantes, também melhores professores. Saberão pensar, enfim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.