Pular para o conteúdo principal

Na Hora Neutra Da Madrugada, Rubem Braga


      Muitos homens, e até senhoras, já receberam a visita do Diabo, e conversaram com ele de um modo elegante e paradoxal. Centenas de escritores sem assunto inventaram uma palestra com o Diabo. Quanto a mim, o caso é diferente. Ele não entrou subitamente em meu quarto, não apareceu pelo buraco da fechadura, nem sob a luz vermelha do abajur. Passou um dia inteiro comigo. Descemos juntos o elevador, andamos pelas ruas, trabalhamos na Redação do Jornal e comemos juntos.
     A principio confesso que estava um pouco inquieto. Quando fui comprar cigarros, receei que ele dirigisse algum galanteio baixo à moça da tabacaria. É uma senhorita de olhos cor de garapa e cabelos castanhos muito simples, porém muito bonitos que eu conheço e que me conhece, embora a gente não se cumprimente. Mas o Diabo se comportou honestamente. O dia todo – era um sábado – correu sem novidade. Ele esteve ao meu lado na mesa de trabalho na Redação, no restaurante, no engraxate, no barbeiro. Eu lhe paguei o cafezinho; ele me pagou o bonde.
     À tarde, eu já não o chamava de Belzebu, mas apenas de Bebu e ele me chamava de Rubem. Nossa intimidade caminhava rapidamente, mesmo sem a gente esperar. Quando um cego nos pediu esmola, dei dois reais. É meu hábito, sempre dou duzentos réis. Ele deu uma prata de dois mil réis, não sei se por veneta ou porque não tinha mais miúdo. Conversamos pouco; não havia assunto.
     À noite, depois do jantar, fomos ao cinema. Outra vez me voltou a inquietude que sentira pela manhã. Por coincidência, ele ficou sentado junto a duas mocinhas que eu conhecia vagamente, por serem amigas de uma prima que tenho no subúrbio. Temi que ele fosse inconveniente; eu ficaria constrangido. Vigiei-o durante a metade da fita, mas ele estava sossegado em sua cadeira; tranqüilizei-me. Foi então que reparei que ao meu lado esquerdo sentara-se uma moça que me pareceu bonita. Observei-a na penumbra. A sua pele era morena, e os cabelos quase crespos. Sentia a tepidez de seu corpo. Ela acompanhava o filme com muita atenção. Lentamente, toquei o seu braço com o meu; era fácil e natural; isto sempre acontece por acaso com  as pessoas que estão sentadas juntas no cinema. Mas aquela carícia banal me encheu as veias de desejo. Suavemente deslizei a minha mão para a esquerda. A moça continuava olhando para o filme. Achei-a linda e tive a impressão de que ela sentia como eu estava emocionado, e que isto lhe dava prazer.
     Mas neste momento, ouço um pequeno riso e viro-me. Bebu está me olhando. Na verdade não está rindo; está sério. Mas em seus olhos há uma qualquer malícia. Envergonhei-me como uma criança. A fita acabou e não falamos no incidente. Eu fui para o jornal fazer o plantão da noite.
     Só  conversamos à vontade pela madrugada. A madrugada tem uma hora neutra que há muito observo. Não sei situá-la bem no relógio. É quando passo a tarde toda trabalhando e depois ainda trabalho até a meia-noite na redação. Estou fatigado, mas não me agrada dormir. E aí que vem hora neutra.Eu e Bebu ficamos diante de uma garrafa de cerveja em um bar qualquer. Bebemos lentamente sem prazer e sem aborrecimento. Na minha cabeça havia uma vaga sensação de efervescência, alguma coisa morna, como um pequeno peso. Isto sempre me acontece; é a madrugada, depois de um dia de trabalheiras cacetes. Conversamos não me lembro sobre o quê. Pedimos outra cerveja.  Houve um momento em que olhei sua cara banal, seu ar de burocrata avariado, e disse:
- Bebu, você não parece o Diabo. É apenas, como se costuma dizer, um pobre-diabo. - Ele me fitou com seus olhos escuros  e respondeu: - Um pobre-diabo é um pobre DEUS que fracassou. - Disse isso sem solenidade nenhuma, como se não tivesse feito uma frase. De repente me perguntou se eu acreditava no Bem e no Mal. Não respondi; eu não acreditava.
Mas a nossa conversa estava ficando ridícula. Desagradava-me falar sobre esses assuntos vagos e solenes. Disse-lhe isto, mas ele não me deu a menor atenção. Grunhiu apenas: - Existem. - Depois afrouxou o laço da gravata e falou: - Há o Bem e o Mal, mas não é como você pensa. Afinal quem é você? Em que você pensa? Com certeza naquela moça que vende cigarros, de olhos de garapa, de cabelos castanhos...
     Estas palavras de Bebu me desagradaram. Ele dissera exatamente como por acaso: aquela moça de olhos de garapa. . . Era assim que eu me exprimia mentalmente, era esta a imagem que me vinha à cabeça sempre que pensava nos olhos daquela senhorita.
     Sei que não é uma comparação nova; há muitos olhos que tem aquela mesma cor meio verde, meio escura, de caldo de cana;olhos doces, muito doces; e muitas pessoas já notaram isso; e até eu pareceque já vi essa imagem em uma poesia, não lembro de quem.   Mas a coincidência era alarmante; não podia ser coincidência. O Bebu lia o meu pensamento, e, o que era pior, lia sem nenhum interesse, como se lê um jornal de anteontem. Isso me irritou:
     - Ora, Bebu, não se trata de mim. Você estava falando do Bem e do Mal. Uma conversa besta. . .
     - Ele não ligou... – e disse: - Está bem, Rubem: o Bem e o Mal existem, fique sabendo.   Você morou muito tempo em São José do Rio Branco, não morou? - Estive lá quase dois anos – respondi. Trabalhava com meu Tio. Um lugarzinho parado. . - Bem. Lá havia um Prefeito, um velho prefeito, o Coronel Barbirato. Mas o nome não tem importância. Imagine isto: uma cidade pequena onde há sempre um prefeito.Esse Prefeito nunca será deposto, nunca deixará de ser reeleito. Sempre será  o Prefeito. E há também um homem que lhe faz oposição. Esse homem uma vez quis depor o prefeito, mas foi derrotado e o será sempre. O povo da cidade teme, aborrece, estima, odeia o prefeito; não importa. Pois é isto.
     - Bebu pôs mais um pouco de cerveja no copo e continuou falando:
    - É isto: o Bem e o Mal. O Prefeito acha que os bancos do jardim devem ser colocados diante da Igreja: isto é o Bem. O homem da oposição acha que eles devem ficar em volta do coreto? Isto é o Mal. Entretanto. . . - Bebu – deixe de ser chato.
     - Não amole. Você sabe a minha história. Fiz uma revolução contra Deus. Perdi, fui vencido, fui exilado; nunca tive e nem implorei anistia. Deus me venceu para todos os séculos, para a eternidade. É o Prefeito eterno, ninguém pode fazer nada. Agora, se tem coragem, imagine isto: eu saio de meu inferno uma bela tarde, junto todo o meu pessoal, faço uma campanha de radiodifusão, arranjo armamento, vou até o Paraíso e derroto aquele patife. Expulso de lá aquela canalhada toda,aquelas onze mil virgens, aquela santaria imunda. O que acontece?
      - Eu não respondi. Irritava-me aquele modo de Bebu de falar.Bebu continuou com mais veemência: - Acontece isto – seu animal: não acontece nada! Você reparou quando uma revolução vence? Os homens se renderão diante do fato consumado. O Bem será o Mal, e o  Mal será o Bem. Quem passou a vida adulando Deus irá para o inferno para deixar de ser imbecil. Eu farei a derrubada: em vez de anjinhos, os capetinhas; em vez de santos, os demônios. Tudo será a mesma coisa, mas exatamente o contrário. Não precisarei nem modificar as religiões. Só mudar umas palavras nos livros santos: onde estiver “não”, escrever “sim”, onde estiver “pecado”, escrever “virtude”. E o mundo tocará para frente.   Vocês não seguirão a minha Lei, assim como nunca seguiram e não seguem a dele; não importa, será sempre a Lei. - Eu me sentia atordoado. Percebi que lá fora, na rua, as lâmpadas se apagavam e murmurei: "seis horas". Bebu falava com um ar de desconsolo: - Mas não pense nisso. Aquele patife está firme. É possível depô-lo.Impossível! Impossível.. -  Olhei a sua cara. Dentro de seus olhos, no fundo deles, muito longe, havia um brilho. 
Era uma pequena, miserável esperança, muito distante, mas todavia irredutível. Senti pena do Bebu. É estranho, eu não posso olhar uma pessoa assim no fundo dos olhos, sem sentir pena. Fui consolando: - Enfim, meu caro, não adiantaria coisa alguma. Você como está, vai bem. Tem seu prestigio. . .
     Ele estourou:
    - Eu estou bem? Canalha! Pensa que quando me revoltei foi à toa? Conhece o meu programa de governo? sabe quais  foram os ideais que me levaram à luta? Pode explicar por que, através de todos os séculos , desde que o mundo não era mundo até hoje, até sempre, fui eu, Lúcifer, o único que teve peito pra se revoltar? Você sabe que, modéstia a parte, eu era o melhor da turma.Eu era o mais brilhante, o mais feliz, o mais puro, era feito de Luz. Por que é que me levantei contra ele, arriscando tudo? O governo atual diz que eu fui movido pela ambição e pela vaidade. Mas todos os governos dizem isto de todos os revolucionários fracassados! Olhe,Rubem, você é tão burro que eu vou lhe dizer. Esta joça não ficava assim não. Eu podia lhe contar o meu programa; não conto, não conto porque não sou nenhum desses políticos idiotas que vivem salvando a pátria com suas plataformas.  Mas reflita um pouco, meu animal. Deus me derrotou, me esmagou, e nunca nenhum vencedor foi mais infame para com um vencido. Mas pelo amor que você tem a esse canalha, diga-me: o que é que ele fez até agora? A vida que ele organizou e que ele dirige não é uma miséria? – uma porca miséria? Você sabe perfeitamente disto. Os homens não sofrem, não se atrapalham,não se matam, não vivem fazendo burradas? É impossível esconder o fracasso. Deus fracassou, fracassou mi-se-ra-vel-men-te!  E agora, vamos,me diga: por pior que eu fosse, acha possível camarada, acha possível que eu organizasse um mundo tão ridículo, tão sujo?
     - Não respondi nada a Bebu. Esvaziamos em silêncio o último copo de cerveja. Eu ia pedir outra, mas refleti amargamente que não tinha mais dinheiro no bolso. Ele, por sua vez, constatou o mesmo. Saímos. Lá fora já era dia:
     - Puxa vida! Que sol claro, Bebu! Isto deve ser sete horas.
     Andamos até a esquina da avenida.
     Ele me perguntou?
     - Onde é que você vai?
     – Vou dormir. E você?
     Bebu me olhou com seus olhos escuros e respondeu com um sorriso de anjo:
     - Vou à missa. . .
               ___________________________________________________


Nota: encontrei essa crônica com dois títulos:
Na Hora Neutra da Madrugada - em: A Palavra é... Mistério (org. por Ricardo Ramos)- E. Scipione
Eu e Bebu Na Hora Neutra da Madrugada - em 200 crônicas escolhidas,as melhores de Rubem Braga. (Ed.Record)

Comentários

  1. Olá,
    Me senti honrada. Peço que fique à vontade para fazer correções, criticas mesmo que não elogiosas, sugestões também. Estou seguindo seu blog. beijo.

    ResponderExcluir
  2. Cara Regina, obrigado pelo conto publicado. Eu estava à procura dele, por indicação de uam amiga, e o encontrei aqui. O engraçado é que escrevi um "Desabafo de Lúcifer" sem conhecer este texto de Rubem Braga, mas ideias são semelhantes (sendo o dele muito, muito melhor, claro).

    Eis o meu continho
    http://www.cwanascimento.blogspot.com.br/2012/05/o-desabafo-de-lucifer.html

    Abraço!!

    Clístenes

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Visitei e gostei de seu blog. Também gostei de seu Desabafo de Lúcifer.
    abraço,
    Regina

    ResponderExcluir
  4. Olá Regina
    Admiro que tenha postado esta crônica , é muito interesante e tambem foi ultil para a diciplina de Literatura , pois a estava procurando
    Em relação a seu blog , é muito bom e tem um escelente conteudo

    Abraços

    Mb

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Rubem Braga o o pai de todos os cronistas brasileiros.
    Obrigada pela visita, abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.