quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Bingo! Está Nascendo um Novo Autor


     Final do ano passado informei sobre o lançamento de um livro de poesias: Vencidas As Primaveras Insípidas,  de Francisco Borges Neto.
     Frank, como nós chamamos, é um amigo virtual e participante-fundador da comunidade Livro Errante no Orkut. Reluto em informar ou indicar  livro que ainda não li, somente por ser amiga do autor ou pelo pedido deste.  Com Francisco Borges Neto, foi diferente. Baseada nas leituras que autor fazia em nosso grupo, na forma de expressar-se e na seriedade com que entregou-se à sua primeira produção, chegando a quase desaparecer de nosso convívio, deixei de lado minha chatice, dei crédito ao jovem, pedi para anunciar o lançamento e comprei o livro.
    Pedi autorização para publicar um dos poemas aqui, pouco depois de iniciar a leitura.  
    Não lí de imediato. Apesar de ter poucas páginas, gastei vários dias para terminar. Poesia é para se degustar. Me deixei levar pelo lirismo do autor, que explorou bem a musicalidade da língua, as imagens das coisas mais simples. Acho, até, que posso salientar: lirismo, musicalidade e simplicidade como a pedra de toque de Vencidas As Primaveras Insípidas. 
    Em suma: confiei,arrisquei e ... bingo! Acertei. Está nascendo um bom autor. 

Poeta-Estrela
Francisco Borges Neto

Os poetas mortos são as estrelas do universo
distantes milhares de anos-luz
e que se apagaram.
Os seus poemas são os raios infinitos e brilhantes...
que ainda iluminam a vida na Terra
apesar do poeta-estrela desdourado.