Pular para o conteúdo principal

Um Dia Aziago,Felício dos Santos


     Se a nossa religião não declarasse ser isso uma superstição, eu acreditaria em dias aziagos. Realmente há certos dias em que o caiporismo nos persegue tanto, que parecem influenciados por alguma coisa oculta...
    Assim dizia o Alberto a alguns amigos ao redor de uma mesinha de café, ali na rua S.José, junto ao Círculo Católico.
     Ora, ora, disse Anísio. Você crê nessas coisas?
     - Pois eu creio em dias aziagos: para mim, são todos, de Ano Bom a S.Silvestre, disse o F.B dando largas risadas à sua neurastenia  pessimista.
    - E você,Rômulo, que pensa a esse respeito?
    - Eu?  e sorriu com seu ar de beatitude sincera.
Eu não admito que um bom cristão não se conforme com a vontade de Deus. Sendo esse  nosso dever sempre, não há dias aziagos: há dias de provações que devem ser aceitos com resignação, se não, com alegria... Porque às vezes o caiporismo, bem analisado, é cômico.
     - Sim, não há dúvida, mas...
    -Ora, Alberto, está você ansioso por nos contar alguma historieta de dia aziago...
    - Historieta não, é a verdade. Vou contar-lhes o que sucedeu. Não me lembro mais que dia era, mas sim que ao levantar-me da cama, bem cedo, dei uma forte canelada num caixote, e vinha gemendo quando entrava a lavadeira, a velha Vicência.
    - “Eh! Eh! Disse ela, tome sentido que hoje é dia aziago...” Não sei por quê, aquilo me impressionou: resolvi começar o dia ouvindo missa.
    Boa idéia, disse Rômulo.
    -Fui à Glória. Ao sair da igreja, vi à porta, uma senhora bem vestida, conversando com outra, e tendo na mão uma grande bolsa.  Eu tinha visto pregado na parede, um aviso, que as esmolas nesse dia seriam para o Bom Pastor. Fui logo metendo a mão na bolsa de senhora meu níquel. Ela assustou-se com o movimento que fiz: recuou um pouco, receando que eu tivesse querido roubar-lhe alguma coisa, e ficou a olhar-me boquiaberta e com os olhos arregalados.
    - Pus um níquel, disse eu, é esmola.
    - Um níquel! E, abrindo a bolsa, lá o achou.
    - Ora essa, seu brejeiro, pensa que sou alguma mendiga?
    - Esmola para o Bom Pastor.
    - Ah! E que tenho eu com o Bom Pastor? Já se viu impertinência igual?
        Foi logo chegando muita gente a indagar... Eu já estava com medo que enchessem , quando,por felicidade, acudiu a senhora que estava esmolando para o Bom Pastor e recolheu o masinado níquel.
    - Oh! Disse Cabral, essa é mesmo de quem anda no mundo da lua.
    - Sim, sim, mas por que andam agora as senhoras com essas bolsas enormes? Mas, vamos adiante.
   Saindo da Igreja, fui à estação da Estrada de Ferro tomar um trem de subúrbios. Precisava chegar cedo à casa de uma pessoa de quem esperava uma proteção num negócio que nisso dependia. Estava eu na entrada da estação quando chegava a multidão de passageiros dos subúrbios. Dirige-se a mim uma senhora, e, apontando para um bonde parado, perguntou-me com ar de provinciana recém-chegada.
    - Isto é barca?
    - Não, senhora, isto é bonde.
    - Ora, quer mangar comigo ? Pergunto se... é... barca disse acentuando as palavras.
    - Minha senhora, bem se vê que não conhece o Rio de Janeiro. Eu também sou de Minas, por que hei de caçoar da senhora¿ Isto não é barca: é bonde...
    -E esta? Não seja malcriado... Pergunto qual destes que estão chegando é barca?
    - Nenhum, minha senhora, são todos bondes, aqui não há barcas. As barcas são...
    - Que desaforo! Pois eu não sei o que são bondes?
O senhor é muito atrevido querendo meter à bulha uma senhora séria. Sabe com quem está falando¿
    E começou a levantar a voz fazendo afluir gente, e até um guarda civil. Este ia se dirigindo a mim, com ar ameaçador, ouvindo a senhora gritar e levantar o guarda chuva  querendo me agredir. Com dificuldade consegui explicar que não tinha compreendido que a mulher queria saber qual era o bonde que ia às barcas.
    -Então, você não entendeu logo o engano? disse o Anísio.
    - Não, palavra. Se a mulher não tivesse parecido uma mineira simples, eu não teria querido prestar-lhe uma informação de puro obséquio.
   -Mas a influência agourenta  continuou. Tomei o trem e cheguei à casa da pessoa a quem eu fora recomendado, e que pouco conhecia. Ia, portanto, preparando a lábia para ser bem acolhido.
    A casa tinha uma grande varanda: fui aí recebido por uma criada que levou o meu cartão ao patrão.
    Eu sabia que a senhora estava muito doente e, por isso, não estranhei que ele não viesse logo.
   Pus-me a passear no jardim.
   Ao cabo de uma meia hora, entrou pelo portão um carregador trazendo caixão de defunto que colocou na varanda...
    -E esta! Disse eu aos meus botões. Cheguei em mau dia... Defunto em casa!...
   -entrei de novo na varanda para tomar o chapéu, disposto a partir, quando abriu-se a porta e apareceu o dono da casa, aconchegando ao pescoço a gola do paletó desabotoado: perguntou-me o que desejava.
    -Desculpe, disse eu, virei outro dia...
   - Por que não hoje?
    -Estou vendo que há incômodo grave em casa e...
   Olhando eu o caixão, o homem também se voltou e deu com vista nele...Ficou aterrado!
       -Que é isto¿ meu Deus! Quem trouxe isto aqui?
Que horror! E minha mulher passando tão mal! Que agouro... Oh! Senhor, que história é esta¿
E, tremendo, aproximou-se do caixão. Leu a nota que vinha pregada, e pôs-se a gritar.
    -Ó Sebastião, ó Miquelina, corram todos. Vá o senhor também, por favor, chamar o carregador. Não é para aqui.  O número 60 antigo é no fim da rua. Ora, valha-me Deus!
    Saí correndo, mas achando o carregador, tratei de tomar o trem e voltar para a cidade.
   -Realmente, disse Plácido, foi muito caiporismo!
    Muito¿ disse Alberto, pois ainda houve mais. Eram 11 horas, dirigi-me à repartição na qual eu era supranumeráro. Lá chegando, soube que tinha sido dispensado por falta de verba...


Vocabulário desta crônica:
Caiporismo – s.m.: azar, má sorte
Neurastenia – s.f.: mau humor,irritabilidade, neurose.
Beatitude – s.f.: felicidade, tranqüilidade.
Brejeiro - adj.: vadio, malicioso
Impertinência - s.f. atrevimento.
Encher- v. amolar, chatear.
Malsinado- adj. De mau agouro, que teve mau destino
Provinciano – adj. Que é do interior
Mangar- v.t.: zombar
Meter à bulha- colocar em má situação, em maus panos, em confusão.
Afluir –v.t.: ajuntar,chegar,aglomerar.
Agourento  adj.: de mau agouro, que traz má sorte.
Aterrado – aterrorizado, cheio de terror.
Supranumerário – adj. Que está a mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.