Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional do Escritor


O Dia Nacional do Escritor foi instituído no dia 25 de julho de 1960, definido por Decreto Governamental, após o sucesso absoluto do 1º Festival do Escritor Brasileiro, organizado por iniciativa de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, respectivamente, Presidente e Vice-Presidente da União Brasileira de Escritores, até então.

O Brasil tem muito escritor bom e alguns que são bons e ainda não ficaram famosos. Sou boa leitora, mas não consegui ler tudo/todos que eu gostaria por isso vou citar apenas um livro dos meus prediletos.
 
Cora Coralina: conheci através de minha mãe que me falou, encantada, de seu poema O Milho. Conhecendo, passei a admirar sua literatura e sentir nela a pessoa de minha avó.  Recomendo: Vintém de Cobre, Meias confissões de Aninha. Ainda quero ler: Meu livro de cordel.
Carlos Drummond de Andrade: o que falar de um patrimônio? recentemente lí, ou melhor, degustei Sentimento do Mundo. Nesse livro, Drummond mostra-se múltiplo.Irônico, profundo, simples, filosófico, erótico e lírico. Drummond me encanta.
 
Ainda quero ler: Dossiê Drummond, de Geneton Moraes Neto. Sim.
Graciliano Ramos: Lí quase tudo desse autor, numa biblioteca popular do Recife. Fã de carteirinha, me impressiona sua capacidade de concisão e crítica. Vidas Secas, seu livro mais conhecido, não é meu predileto mas é o que mais me impressiona: seus capítulos foram escritos originalmente como contos independentes, depois é que, organizados, resultaram no romance tal como conhecemos. Meu predileto: São Bernardo.              Ainda quero ler: Angústia. 






Mário Quintana: do gaucho conheço pouco, só que adorei todo esse pouco. Vê e coloca poesia em tudo.  Ainda quero ler:alguma antologia do autor.




Rubem Braga: maior cronista do país, escrevia diariamente. Acredito que sem ele a crônica não tivesse a visibilidade que tem. Qualquer que seja a linha que se procure: poética, de costumes, crítica, social, sensual encontra-se em crônica de Rubem Braga. Recomendo: 200 Crônicas Escolhidas


Érico Veríssimo: em criança, vi na minha casa um livro chamado: A Volta do Gato Preto. Tinha uns 8 anos, não fazia ideia do que se tratava nem de quem era. Brincar na rua era mais interessante do que procurar saber a respeito, mesmo que batesse curiosidade sobre esse gato.  Adolescente, frequentando biblioteca pública descobri o mistério e lí o livro. Minha mãe recomendou que lesse também o Gato Preto em Campo de Neve e me falou de Música ao Longe. Foi o suficiente. Lí vários livros de Érico. Todos muito bons. Em 2006 comprei um exemplar de Incidente Em Antares: totalmente diferente dos demais, é o único realismo fantástico brasileiro que eu conheço. Sugiro a leitura desse autor e recomendo especialmente a trilogia: O Tempo e o Vento (O Arquipélago, O Retrato, O Continente

João Cabral de Melo Neto: outro autor adepto da concisão. O poema Morte e Vida Severina, por si já demonstra o talento do autor.  Viu a cidade do Recife com olhar especial. Tive oportunidade de conhecer o leito do  Rio Capibaride seco a ponto de poder atravessá-lo caminhando, era o Cão Sem Plumas. Recentemente me foi sugerida a leitura de um seu poema:   Jogos Frutais.  Passei alguns dias pensando no poema. Recomendo: Morte e Vida Severina (livro e peça teatral)    






Fernando Sabino: foi dos primeiros autores que dei a meus filhos quando deixaram a fase literatura infantil. Divertido e sentimental, Fernando Sabino, pra mim, foi quem além de Rubem Braga, melhor escreveu crônicas. Não tenho um livro predileto, mas vou recomendar: A Companheira de Viagem e O Gato Sou Eu



Outros autores e livros poderiam estar aqui, mas me bateu sono. Fica para a próxima. Boa noite a todos.

Comentários

  1. Regina, concordo com todos os escritores que você listou. Há alguns escritores contemporâneos que gostaria de adicionar a esta lista e eles vão aqui sem ordem de preferência, como vêm chegando à minha mente... rs... Fal Azevedo, Ronaldo Wrobel, Carola Saavedra, Luiz Antonio de Assis Brasil, Milton Hatoum, Salim Miguel, Bartolomeu Campos de Queiroz. Tenho certeza de que ainda me lembrarei de mais, mas pelo menos esses nomes me chegaram rapidamente e assim como você eu também tenho que cuidar de outros afazeres... Rs.. ou passo o dia a listá-los. Mas esses são só os brasileiros. Há muitos outros escritores muito bons!

    ResponderExcluir
  2. Tem razão. Ladyce... tem uma leva de escritores muuuuuuuuuuuito bons ultimamente. Fico feliz de que seja assim, o danado é que só lembrei qdo larguei o computador. beijo.

    ResponderExcluir
  3. REGINA,
    LINDA HOMENAGEM!!!
    beijo
    Cristina Sá
    http://cristinasaliteraturainfantile
    juvenil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Quantos bons poetas temos aqui! Bela homenagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.