Pular para o conteúdo principal

Um Rasgo de Paixão, Francisco Borges Neto.



            Eu acabo de começar minha terceira série de sessenta abdominais quando ouço a chave girar na porta de entrada. Ela chega até a sala e atira a bolsa em cima da mesa. É inconfundível o choque do metal da sua arma no tampo de vidro. Aproxima-se e percebo que me fita com o ar de quem mal consegue disfarçar o ódio, e tenta exibir um desprezo que não existe. Não falo nada, me limito a manter a respiração compassada e ruidosa ao fingir concentração no exercício. Vista nesta perspectiva, de baixo pra cima, ela parece bem mais alta do que realmente é, as coxas parecem mais grossas e o cabelo fica mais bonito. Próximo à minha cabeça, no entanto, está fincado o seu scarpin vermelho, que somado ao seu confuso semblante me deixa um tanto incomodado. Mas não demora e ela some no corredor após soltar um daqueles soluços típicos de quem vai chorar. A pancada na porta do quarto corre pelo assoalho e retumba nos meus ouvidos. Fico preocupado, bem ou mal ela ainda é a minha garota. Temos, também, planos em comum, somos comparsas, cúmplices fiéis nos nossos negócios: não vivemos um sem o outro. E além de tudo – apesar de ser frio, cínico e às vezes cruel – uma mulher chorando sempre mexe comigo, meu ponto fraco.

Termino a série, me levanto do chão e contraio rapidamente a musculatura: os gomos do abdome saltam aos olhos. Chega uma mensagem do Cambota no meu celular: a barbara levou chumbo ta mau internou nas clinicas. Fazer o que agora? Seja lá a merda que aconteceu já não posso fazer nada. Melhor cuidar de outros destinos. Pego a minha Glock 9mm, instalo o silenciador e vou averiguar o que se passa com a Elisa. Não faço nada desarmado, nunca se sabe.

            Giro a maçaneta sem sucesso. Bato à porta do quarto. Nada. Bato mais forte. Nada. Começo a esmurrar e grito:

            – Porra, Elisa, abre essa porta!

            – Não! – a voz esganiçada, está viva.

            – Por quê?

            – Porque não!

            Enquanto ganho tempo fazendo rodeios insistindo para que ela ceda, penso friamente no que fazer. Despejar a força bruta do meu corpanzil na madeira? Desferir uma sequência violenta de chutes? Estourar a  tiros a fechadura? Sim, esta última solução é a melhor, não posso mais perder tempo porque ela avisa:

            – Eu vou me matar!

            Imediatamente empunho a Glock e tomo uma certa distância de segurança. Efetuo meia dúzia de disparos mesmo percebendo que as duas primeiras balas já haviam arrombado a porta. Além de preocupado estou puto. Porra, eu estava malhando tranquilamente e agora me vejo aperreado com essas duas.

            Desloco a porta com cuidado e vejo a minha garota de pé encostada na parede oposta do quarto. Seu corpo trêmulo e o rosto lavado de choro me desconcertam. Na mão direita ela segura a Randall modelo fighting stiletto que eu havia dado a ela no dia dos namorados. A faca, ou mais apropriadamente o punhal, está apoiada de modo perpendicular à sua carótida, a qual pulsa com vigor e dá uns trancos ritmados na lâmina. Merda, por que essa cena? O Japa havia desbaratado nosso esquema e ela ia, estoica, para o sacrifício? Não creio na inteligência dele. Ou alguém que a estava acampanando resolveu aparecer e ameaçar sua filha? Improvável, Elisa é das nossas melhores. Num átimo fui capaz de pensar em várias hipóteses. Bárbara?! Seria possível? Não... Me recuso a acreditar que fosse por causa daquela vadia.

A partir de agora é tudo muito rápido. Eu, nervoso, seguro a pistola sem firmeza e tento manter o ombro de Elisa sob a mira – antes um ombro aos pedaços que um pescoço rasgado ao meio. É tudo muito rápido. Meus olhos, aqueles olhos azuis que ela bem conhece e ama tanto, dizem que qualquer movimento brusco e eu atiro.

Foi tudo muito rápido.

Para conhecer mais sobre Francisco Borges Neto leia também:
Soneto da Esperança,
Bingo, está nascendo um novo autor,
Dia da Poesia,
Vencidas As Primaveras Insípidas. 

Comentários

  1. Muito bom! Valeu, Aranha! Conto rápido e preciso como a bala que sai do cano do revólver!

    Neto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.