Pular para o conteúdo principal

Memórias de Um Carnaval, Sérgio Porto

   
 Por que não escreves uma história sobre o carnaval?
     Olham , até que não é má ideia! Claro que tomarei cuidado, nada de usar a palavra "fulgor", ou combinar o adjetivo"estonteante"  com o substantivo "alegria". É da máxima importância não dizer que "esta vida é um carnaval".
     Assim, evitando o lugar-comum, o assunto já me parece mais digno de ser abordado.
     Todos nós temos um carnaval para recordar e todas as revistas têm uma enquete para fazer: Qual o seu carnaval inesquecível?
     Ora, direis, ides falar na alegria que adivinháveis  do vosso leito de enfermo. Ides contar a ideia que tínheis de um carnaval imaginado através do relato de adultos. Isso é muito manjado. Quando a revista vem com a pergunta, o perguntado já tem a resposta pronta:
     - O meu carnaval inesquecível eu não vivi, mas adivinhei-o, impossibilitado de brincar.
     Calma! O cronista pede calma e pede também ao respeitável público que não se anteceda à sua crônica, caso contrário não poderá trabalhar.
     Já disse, linhas atrás - e não custa nada repetir -, que farei o possível para evitar o lugar-comum , quer nas expressões como no relato. Tomarei cuidado com o emprego das palavras, já que falar em carnavais que não vi é muito fácil porque no tempo em que os adultos eram outros, eu não me preocupava em ser alegre - a alegria vinha naturalmente. Quanto a passar o carnaval doente e de cama, isso - graças a Deus - nunca me aconteceu.
     Mas antes que eu me esqueça e tenha que recomeçar tudo outra vez, passemos ao meu carnaval inesquecível.
***
     Foi simplesinho até. Quem tivera a lembrança de organizar o bloco de sujos não sei. Provavelmente o Miloca, que ainda hoje seria um dos grandes foliões desta terra, se uma pneumonia dupla, às vésperaas do advento da penicilina, não tivesse levado para outros carnavais.
     Pois o Miloca, quando eu cheguei na esquina em que nos reuníamos todas as tardes, tentava convencer a turma de organizar a coisa. Minto! quem a teve foi o "Filé de Trilho", graças à sua ideia fixa: o dinheiro.
    Estava ele na esquina a enumerar as vantagens de um bloco de sujos, insistindo muito num ponto, qual fosse o de passar um pratinho, que esse tipo de cordão dá direito a passar um pratinho. O "Filé de Trilho", até o dia em que se casou com uma moça não de todo bela, porém irresistivelmente rica, nunca pensou em outra coisa a não ser em tomar o dinheiro dos outros. Fosse no bilhar ou no pôquer, na conversa ou no bloco de sujos.
     Tomadas todas as providências, saímos por aí. Eu tinha a meu cargo a batida de bumbo. Dentro de um terno velho, desprezado pela elegância paterna, com o paletó vestido pelo avesso, as calças enormes e uma gravata borboleta minúscula, colaborava com um toque chapliniano para o sucesso do cordão.
     O itinerário, para que a coisa rendesse  mais (ideia de Filé) seria percorrido pelas casas dos parentes de cada um de nós. Já tínhamos feito bem uns trinta mil réis, quando, a uma esquina justamente quando nos dirigíamos par a vila onde morava minha tia, surgiu em sentido contrário outro bloco, inegavelmente melhor que o nosso,  já que nele a graça feminina colaborava.
     Miloca, nosso porta-estandarte,quis confraternizar com a mais engraçadinha das moças adversárias, no que foi incompreendido, a julgar pelo pontapé que lhe deram no lugar onde se dá pontapé.
     O pau comeu durante uns quinze minutos, pelo menos. Cada um soltando o braço como podia. Felizmente para contrabalançar as calças que me tolhiam os movimentos, estava eu de bumbo, instrumento que, além de me servir como escudo, ainda me ajudava no ataque.  Dei o máximo de bumbadas que me foi possível e mais daria se, auxiliados pelos circunstantes, alguns guardas não interviessem de forma conciliadora.
     Voltei para casa com os restos do que foi meu primeiro e último bumbo, comprado por uma bagatela na loja do turco Mansur.
     Sofri os castigos de praxe e, muitos dias depois, a batalha campal ainda era comentada na esquina com exuberância de detalhes. Mesmo Miloca, de natural tão pacato, mentiu a valer, contando-me como quebrara o porta-estandarte na cabeça de um inimigo. E eu ouvia tudo interessado, sem perceber que aquele foi o melhor carnaval de minha vida.
     Rei Momo que desculpe este seu indisciplinado súdito.

(Em: A Casa Demolida -Ed. do autor 1963
Imagem do Google.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.