Pular para o conteúdo principal

30 Melhores Livros Infantis de 2015

           Como acontece  anualmente a Revista Crescer selecionou os melhores livros infantis do ano. Nesta edição de 2015 a revista escolheu 29 livros e  o 30º  livro foi escolhido pelo público.  


Escolhido pelo público:



 O Nascimento de Celestine, Ed. 34, texto e ilustrações de Gabrielle Vincent - Em poucas palavras e muitas imagens, o urso Ernest revela como conheceu a ratinha Celestine, em uma narrativa sensível e envolvente.



Escolhidos pela Revista Crescer

Uma festa das Cores, texto de Ronaldo Fraga e ilustração de Anna Göbel - Ed. Autêntica



O livro conta a história da chita, esse tecido leve e colorido que é a cara do Brasil, mas que surgiu na Índia, durante a Idade Média. 


Orie, Texto e ilustrações de Lúcia Hiratsuka, Ed.Pequena Zahar

A narrativa é inspirada nas histórias que a avó da autora contava sobre sua própria infância, quando fazia viagens de barco com seus pais no Japão. Delicado, comovente e delicioso.

Max, o Corajoso, Texto e ilustrações de Ed Vere, Ed.Cia das Letrinhas


 O corajoso e destemido gato Max sonhava em ser um grande caçador, mas para isso precisava de uma presa, no caso, um rato. O único problema era: como reconhecer um? 



 Uma pergunta tão delicada, Texto de Leen van Berg e ilustrações de Kaatje Vermeir, Ed.Pulo do gato


Quem tem uma pergunta delicada a fazer é o elefante: "Como é estar apaixonado por alguém?". Todos estão prontos para (tentar) responder.

 Reinações de Narizinho, Textos de Monteiro Lobato e ilustrações de Jean Gabriel Villin e J. U. Campo. Ed.Globo





As aventuras de Narizinho, Emília e Pedrinho no Sítio do Pica Pau Amarelo já são um consagrado clássico infantil. Essa nova obra reúne 11 livros do autor, publicados entre 1920 e 1931. 

A Árvore das Lembranças", Texto e ilustrações de Britta Teckentrup. Ed.Rovelle


 A morte da pequena raposa, que se deitou em sua clareia favorita e fechou os olhos para sempre, é tratada de maneira singela nesta obra.


A Raiva, Texto de Blandina Franco e ilustrações de José Carlos Loll. Ed. Pequena Zahar



Sabe aquela raiva boba que aos poucos vai crescendo e tomando corpo? Pois é justamente sobre isso que fala esse livro. Mas só lendo mesmo para saber aonde vai parar... 


 Pocotó, Texto e ilustrações de Silvana Rand. Ed. Compor




 O cavalo Trovão era responsável por fazer as entregas no castelo, mas seu sonho era fazer parte da guarda real. Só que ele era muito baixo em relação ao outros cavalos. Até que um dia...


 O Bicho Alfabeto, Textos de Paulo Leminski e ilustrações de Ziraldo, Ed.Cia das letrinhas



Essa coletânea poética de Leminski foi selecionada a partir de "Toda Poesia". Os leitores encontram poemas como "Uma chuva de estrelas deixa no papel esta poça de letras". 


 Na terra do nunca jamais, Texto de Linda Rode e ilustrações de Fiona Moodie. Ed. Martins Fontes.


São 60 histórias entre contos populares e folclóricos, de diferentes partes do mundo. Tudo isso em 230 páginas - que vão passar voando.



Gorila", da Ed. Pequena Zahar, texto e ilustrações de Anthony Browne

Hannah amava os gorilas: desenhava, lia e assistia a programas de TV sobre eles. Pena que seu pai nunca podia levá-la ao zoo para vê-los. Para ele era bem difícil se aproximar do pai


Hoje, da Ed. Jujuba, com textos e ilustrações de Eva Montanari

Com pouco texto e muitas imagens, a autora ensina que mesmo quando a gente acorda triste e cansado todos os dias podem ser especiais. É o que Niki, Cristina e Antônio mostram.


O livro com um buraco, da Ed. Cosac Naify, texto e ilustrações de Hervé Tulle. Ed. Cosac Naify


O buraco vazio na lateral do livro dá margem a muitas brincadeiras, se transformando em um círculo no meio da página dupla. É em torno desse vazio que o autor cria.


Pequena Coisa Gigantesca",Texto e ilustrações de Beatrice Alemagna. Ed. WMF Martins Fontes


O livro se destaca por sua proporção - mas não é ele a pequena coisa gigantesca... Só lendo para descobrir.

 O leão e o pássaro", da Ed. Positivo, texto e ilustrações de Marianne Dubuc


 O livro fala sobre a amizade entre o leão e o pássaro, que começou meio assim por acaso. Mas o que vai acontecer no verão, quando o bando do pássaro retornar àquelas bandas?  

Olhe para mim, Texto de Ed Franck com ilustrações de Kris Nauwealaert. Ed. Pulo do gato



Kitoko foi adotado e reconhece o imenso amor que a mãe nutre por ele. Mas agora que ela está grávida, como vai ser quando a irmãzinha nascer? O amor vai se dividir?

 Zan, Texto e ilustrações de Jean-Claude R. Alphen. Ed. Manati


O taciturno protagonista, Zan, na verdade tem um denso universo dentro de si, com festas, castelos, reis, rainhas e fadas. É sobre esse mundo interno que o livro conta.


 Vamos ajudar o Gildo?, Texto e ilustrações de Silvana Rando. Ed. Brinque-book

 - Ah, você talvez já conheça o elefante Gildo... Neste livro cartonado, ele vem preso em uma fita e pode ser fixado em diversas cenas. 

Mel na boca, Ed. Cortez, texto e ilustrações de André Neves. Ed. Cortez

Tino vai passar uns dias de férias na casa do avô, no interior, onde tem pintassilgo na gaiola e bicicleta de rodinhas. O menino comete uma ousadia e tem uma resposta inesperada do avô... 

 Rimas de lá e de cá, Texto de José Jorge Letria e José Santos, ilustrações de Yara Kono. Ed. Peirópolis

Através de poemas rimados, os dois autores, um brasileiro, o outro, português, travam um delicioso diálogo. 

Pedro Carteiro, Texto e ilustrações de Beatrix Potter. E. Cia das letrinhas.


Tudo começou quando a mãe de Pedro, o Coelho, pediu que ele entregasse uma carta, Logo, o dono da venda pediu que ele entregasse outra. E assim nasce a trama.


O Livro Errado, da Ed. Brinque-Boom, texto e ilustrações de Nick Bland.Ed. Brinque-Boom


 Mesmo antes que o personagem principal, Nicolas Icle, termine de se apresentar, o livro começa a ser invadido por elefantes, monstros, piratas. Nem ideia de onde isso vai parar...


Eu queria ter..."Texto de Giovanna Zoboli e ilustrações de Simona Mulazzani. Ed. Martins Fontes

 Que características e habilidades você gostaria de ter? O autor enumera algumas como "as asas do ganso selvagem para fazer longas viagens"

Bebês brasileirinhos", Textos de Lalau e ilustrações de Laurabeatriz. Ed.Cosac Naify

Esse livro destaca curiosidades sobre 13 animais da fauna brasileira. De onde nasce um jacaré? O que come uma sucuri? Só lendo para descobrir.


Vozes no Parque", Texto e ilustrações de Anthony Browne. E.Pequena Zahar

 Personagens totalmente diferentes passam uma tarde no mesmo lugar: um parque. Nesse livro, o autor compartilha as impressões de cada um.

Joana no Trem, da Ed. Brinque-Book, texto e ilustrações de Kathrin Scharër. Ed.  Brinque-Book.

 Depois de um bilhete da autora logo na primeira página, a porquinha Joana aparece e começa a interagir com a desenhista, fazendo pedidos e questionamentos.


 Fases da Lua e outros segredos, Texto e ilustrações Marilda Castanha.Ed.Peirópolis.

A autora compartilha 32 breves conversas de seus filhos, que foram registradas ao longo dos anos, com uma porção de colocações divertidas e inusitadas.

O Gato,Texto de Bartolomeu Campos de Queirós e ilustrações de Anelise Zimmermann. Ed. Paulinas
Solidão, medo, vida e morte são os temas tratados nessa história, na qual gato e lua travam um diálogo sensível. 

A Caminho de casa,Texto de Sílvia Corrêa e ilustrações de Cárcamo. Ed de Janeiro

Em tom singelo, o narrador conta sua história. É uma narrativa que fala de medo, de abandono e do poder transformador de um gesto de acolhimento.

( Matéria da Revista Crescer)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.